Sistema de Gemas

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werlypernambuco
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Sistema de Gemas

Mensagempor werlypernambuco » Ter Abr 27, 2021 3:14 pm

Salve Bloodstoners!!! A idéia desse tópico não é criar algo novo, mas sim apresentar algumas propostas baseadas no que já foi divulgado no Dev talk.

O que sabemos atualmente sobre as gemas é que elas virão para substituir os atributos dos equipamentos/armas raros. Todos os status atuais serão perdidos e no lugar deles entrarão slots de gemas, ficando dessa forma:
Equipe raro: 1 slot
Equipe épico: 2 slots
Equipe mítico: 3 slots
Equipe lendário: 4 slots

Dessa forma, supondo que exista uma gema para cada atributo existente eu fiz uma lista com todas as possíveis gemas baseadas nos atributos que já encontrei no game.

Tipos de atributos:
Max mana
Max vida
Hab de magia branca
Hab de magia negra
Hab de uma mão
Hab de duas mão
Hab de arco e flecha
Hab de escudo
Reg de mana
Reg de vida
Evasão
Defesa física
Defesa mágica
Escudo
Velocidade
Res terra
Res fogo
Res água
Res luz
Res trevas
Res ar
Velocidade de ataque
Chance de dano
Chance de crítico

Já foi revelado que as gemas também terão raridades assim como os equipamentos e algumas gemas só poderão ser equipadas em partes específicas de equipamentos. Eu preparei uma lista com sugestões de valores e lugares para equipar cada gema.

Gema de Max Mana
Branca +10 ǀ Rara +30 ǀ Épica +60 ǀ Mítica +90 ǀ Lendária +120

As gemas de Max Mana não possuem restrição, podem ser equipada em qualquer equipe de qualquer vocação.

Gema de Max Vida
Branca +10 ǀ Rara +20 ǀ Épica +40 ǀ Mítica +60 ǀ Lendária +80

As gemas de Max Vida podem ser equipadas em qualquer equipe de Cavaleiros e Bárbaros, incluindo arma e escudo. Em arqueiros as gemas poderão ser equipadas em todo o equipamento menos na arma. Em magos e xamãs as gemas ficarão disponíveis para botas, calças, armaduras e elmos.

Gema de Habilidade
Branca +1 ǀ Rara +2 ǀ Épica +4 ǀ Mítica +6 ǀ Lendária +8

Para evitar escrever coisas semelhantes vou condensar todas as 6 gemas de habilidade aqui.
As gemas de habilidade podem ser equipadas em armas, luvas e braceletes das suas respectivas vocações e a gema de habilidade de escudo será equipada obviamente no escudo.

Gema de Regeneração de Mana
Branca Reg 1 ǀ Rara Reg 2 ǀ Épica Reg 5 ǀ Mítica Reg 7 ǀ Lendária Reg 10

As gemas de regeneração de manda podem ser equipadas em armas, elmos e armaduras de magos e xamã.
Podem ser equipadas em armaduras de arqueiro, bárbaro e cavaleiro

Gema de Regeneração de Vida
Branca Reg 1 ǀ Rara Reg 2 ǀ Épica Reg 5 ǀ Mítica Reg 7 ǀ Lendária Reg 10

As gemas de Regeneração de vida podem ser equipadas em armaduras e capacetes de bárbaro e cavaleiro.
Podem ser equipadas em capuz de arqueiro e podem ser equipadas em armas de mago e xamã.

Gema de Evasão
Branca +3 ǀ Rara +6 ǀ Épica +10 ǀ Mítica +14 ǀ Lendária +20

As gemas de evasão podem ser equipadas em qualquer parte do set do arqueiro.
Podem ser equipadas em botas, calças, armaduras e capacetes de bárbaro.
Podem ser equipadas em calças e armadura de cavaleiro.

Gema de proteção física
Branca +3 ǀ Rara +6 ǀ Épica +8 ǀ Mítica +11 ǀ Lendária +15

As gemas de proteção física podem ser equipadas em todo o equipamento do cavaleiro
Podem ser equipadas em botas, calças, armadura e capacete do bárbaro e arqueiro.
Podem ser equipadas em calças e armadura de mago e xamã.

Gema de Defesa Mágica
Branca +3 ǀ Rara +6 ǀ Épica +8 ǀ Mítica +11 ǀ Lendária +15

As gemas de defesa mágica podem ser equipadas em todo o equipamento do mago e do xamã
Podem ser equipadas em calça, armadura e capuz do arqueiro.
Podem ser equipadas no capacete e no escudo do cavaleiro
Podem ser equipada no capacete do bárbaro.

Gema de Escudo
Branca +5 ǀ Rara +8 ǀ Épica +11 ǀ Mítica +15 ǀ Lendária +20

Obs: Não confundir a gema de escudo com a gema de habilidade de escudo
A gema de escudo só podem ser equipadas nas armas de bárbaro e cavaleiro e nos escudos.

Gema de Velocidade
Branca +5 ǀ Rara +12 ǀ Épica +15 ǀ Mítica +19 ǀ Lendária +24

As gemas de velocidade podem ser equipadas em botas e calças de todas as vocações.

Gema de resistência Elemental
Branca 2% ǀ Rara 3% ǀ Épica 5% ǀ Mítica 7% ǀ Lendária 9%

Para poupar espaço vou falar de todas as proteções elementais ao mesmo tempo.
Eu não tenho certeza sobre isso, pois nunca consegui juntar vários equipes que protegem um mesmo elemento, mas acredito que o Bloodstone use um sistema de soma simples, por exemplo se tenho 3 equipes que protegem 8%, 5% e 5% respectivamente, então a minha proteção total seria de 18%.
A minha idéia era deixar que todos os equipamentos + escudo tenham proteção elemental, mas nesse sistema atual isso seria roubado, imagina por exemplo que um cavaleiro tenha 7 gemas lendárias de proteção a água. (Isso seria extremamente difícil, mas não impossível)Esse cavaleiro ficaria com um total de 63% de proteção + 20% do Amuleto Glacial III seriam absurdos 83% de proteção, de longe inviável.
Uma solução para isso seria usar um sistema semelhante ao que o tíbia usa, as porcentagens de redução de dano são aplicadas individualmente, sempre uma após a outra, ao invés de serem simplesmente somadas e aplicadas todas ao mesmo tempo.
Usando o mesmo exemplo que fiz acima, mas utilizando essa fórmula de aplicar individualmente ficaria assim:

Se você reduz 9% de dano significa que você tomou 91% do dano, transformando em números decimais esse dano recebido fica 0,91.

Agora vamos aplicar essa proteção das 7 gemas uma após a outra

0,91 x 0,91 x 0,91 x 0,91 x 0,9,1 x 0,91 x 0,91 = ~0,51

O dano sofrido foi de 0,51 ou seja 51%, isso significa que a proteção das gemas foi de 49% (Lembrando que o resultado da conta é sempre arredondado para baixo).

E nessa mesma fórmula se aplicarmos mais 20% do amuleto glacial em cima desse valor ficaria uma proteção total de 59%
(Lembrando que não estamos somando 49 + 20).

Fazendo uma comparação entre os 83% e os 59% vemos que esse sistema é bem mais interessante.

Claro que os programadores devem chorar só de pensar no trabalho que daria colocar um sistema desse em prática.

Agora, pensando que não haverá nenhuma mudança no sistema de proteção do jogo, então o melhor a se fazer é colocar essas gemas para serem equipadas em apenas 4 partes do set + escudo.
Outra sugestão é que não seja possível colocar gemas em equipamentos que já possuem alguma proteção elemental, por exemplo, a gema de resistência a fogo não combine com Bracelete Dragonete ou com Magma set.

Gema de Velocidade de ataque
Branca -100ms ǀ Rara -200ms ǀ Épica -300ms ǀ Mítica -400ms ǀ Lendária -500ms

As gemas de velocidade de ataque podem ser equipadas em armas de arqueiros, bárbaros e cavaleiros.

Gema de Chance de Dano
Branca +1% ǀ Rara +2% ǀ Épica +3% ǀ Mítica +4% ǀ Lendária +5%

As gemas de Chance de dano podem ser equipadas em armas de arqueiros, bárbaros e cavaleiros.

Gemas de Chance de Crítico
Branca 2% ǀ Rara 3% ǀ Épica 4% ǀ Mítica 5% ǀ Lendária 6%

As gemas de chance de crítico podem ser equipadas em armas de todas as vocações.

Como obter gemas?
O ideal é que as gemas sejam obtidas como recompensas de algumas quest e principalmente como loot raro de bosses.

Algumas gemas possuem atributos melhores do que outras, então é interessante que a dificuldade de obtê-las também tenha relação com a sua utilidade.

Por exemplo, a gema menos interessante é a Gema de Max Mana, então seria a mais fácil de se obter, uma gema branca poderia ser loot comum do Arther Ghost.

As gemas de habilidade e de Max Vida são um pouco mais interessantes, elas poderiam ser loot dos diversos bosses que existem no game.

As gemas de proteção elemental serão mais procuradas pelos jogadores, então devem ser mais difíceis de ser encontradas.

A gema de chance de crítico será provavelmente a melhor gema do jogo, sugiro que essa gema entre no game, mas não seja possível de ser obtida por enquanto. Acredito que essa gema mereça ser loot de um boss realmente desafiador, um boss que será implementado em alguma atualização futura.

Para finalizar tenho mais duas sugestões. A primeira é que as armas do tipo Kanmalii e Nyog já venham com um slot de gema em seu estágio branco, assim uma arma lendária teria 5 slots.
A justificativa para isso deve-se a dificuldade e ao alto custo de forjar essas armas.

A outra sugestão é que as gemas não possam ser separadas das armas/equipes. Você pode destruir uma gema e colocar outra no lugar, mas não pode retirar a gema de um lugar para por em outro. Isso fará com que valorize o preço dos equipamentos, além disso uma modificação no market para que seja possível ver as gemas dentro dos equipamentos é indispensável.

Bom pessoal, é isso que tenho para falar. Lembrando que não tenho nenhuma informação privilegiada, todo esse tópico é feito de especulações e sugestões baseadas no que já foi vazado no Dev talk. Caso você tenha alguma crítica ou sugestão fique a vontade para comentar.

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