Mudanças nas classes mágicas - xamã

Sugestões de balanceamento entre as classes.
werlypernambuco
Mensagens: 11
Registrado em: Seg Jun 25, 2018 2:37 pm

Mudanças nas classes mágicas - xamã

Mensagempor werlypernambuco » Sex Jun 25, 2021 3:41 pm

Salve rapaziada! Hoje eu vim apresentar algumas ideias que podem melhorar a classe xamã, tanto no sentido de mecânica como no balanceamento. O intuito de criar esse tópico é contribuir com a comunidade e também com a staff, sabendo que já foi revelado aos jogadores que eles pretendem fazer uma reformulação nas classes mágicas.

Primeiramente vou apresentar uma visão geral do xamã.

O xamã é uma classe focada em suporte, com seus totens e suas skills de cura são essenciais para hunts em grupo, bosses e pvp. Certamente os xamãs estão entre os jogadores mais habilidosos do Bloodstone. Quem joga de xamã sabe que no início do game a classe tem uma dificuldade de evoluir solo devido ao seu baixo dano. Eu vejo isso como algo natural pelo fato de que a classe inicialmente precisa focar seus pontos para as skills de suporte. Em contrapartida a medida que os níveis vão aumentando o dano do xamã vai melhorando bem. A partir do nível 96 com um ídolo do Nyog a classe tem evolução gigantesca podendo fazer altas quantidades de experiência mesmo jogando solo.

Mas então, se a classe é tão boa porque precisa de mudanças?

Bom, existe um problema com as classes mágicas em geral que é a questão da arma. Enquanto as classes físicas investem em uma única arma, as classes mágicas precisam investir em 3 armas se quiserem extrair o melhor do seu personagem, e nós sabemos que no Bloodstone investir na arma é essencial, porém uma boa arma é algo muito caro e difícil. Outro problema são algumas skills que são completamente descartadas pelos jogadores. E o terceiro problema que não é bem um problema é a questão da mecânica de cura precisar ser um pouco melhorada.

Mudanças nos Cajados

Vamos agora para as sugestões e a primeira coisa que precisa ser melhorado nos xamãs são os Cajados. A ideia é fazer com que seja possível usar qualquer skill independente do cajado que esteja usando e mesmo assim que ainda haja diferenças de usar um cajado ou outro. Para começar os cajados não terão mais em sua descrição ataque de terra, água ou luz. Será apenas “ataque”. E além disso todos os cajados receberão uma certa quantidade de defesa mágica.

Cajado de Terra

O cajado de terra terá 4% de chances de causar um dano crítico. No auto ataque haverá uma chance de causar envenenamento que aplicará mais dano quanto maior for o ataque da arma, além disso, criaturas que estejam envenenadas tomarão 10% a mais de dano de ataques do elemento terra. Esse cajado terá a menor defesa mágica entre os cajados.

Cajado de Água

O cajado de água terá 100% de chances de recuperar a mana para 3% de dano causado. No auto ataque haverá uma chance congelar os inimigos causando uma pequena lentidão, as criaturas que estejam sob o efeito da lentidão tomarão 10% a mais de dano do elemento água. Esse cajado terá uma defesa mágica intermediária.

Cajado de Luz

Com esse cajado em mãos o xamã terá 10% a mais em todas as skills de cura, além disso também terá 5% de chance de efetuar uma “cura crítica” que seria 40% a mais do que uma cura normal. O cajado de luz também terá uma chance de reduzir a defesa do inimigo no auto ataque. Esse cajado terá a maior defesa mágica entre os cajados.

Dessa forma os jogadores escolheriam se queriam um cajado mais focado em dano, cura ou menos gastos.

Mudanças nas skills

Míssil da Natureza (Nova)

Essa skill unirá os mísseis de veneno, luz e gelo em uma única skill, funciona da mesma forma que já é atualmente, a diferença é que o dano do míssil saíra com o mesmo elemento da arma que o player esteja usando.

Caminho de espinhos

Bom, essa é uma skill que quase ninguém usa e talvez por isso ninguém nunca se manifestou que ela está bugada, pois é, primeiro que ela só aplica o dano 50% das vezes que é invocada e quando tem a sorte dar o dano e prender o alvo, esse alvo só fica preso por 1 segundo, porém na descrição da skill indica que o alvo ficaria preso por 3 segundos. O que eu proponho é que retire esse efeito de prender o alvo, aplique um dano se bater na criatura e deixar literalmente um “caminho de espinhos”, ou seja o jogador poderá explorar a mecânica de fazer as criaturas atravessar esse caminho de espinhos para tomarem um dano extra. Dessa forma dará uma dinâmica interessante e uma leve ajuda aos xamãs iniciantes.

Pedra Esmagadora

Essa skill é bem simples, tacar uma pedra no inimigo e causar dano. Porém ela é simples demais, não tem a cara do bloodstone, falta aquele tempero. Eu sugiro que após tacar a pedra aconteça uma espécie de soterramento, em outras palavras esse soterramento seria um tipo de paralisia.

Cura Divina

Curar um aliado que esteja correndo é uma tarefa complicada e curar pela lista de batalha também não é muito bom porque em muitas situações a posição dos jogadores fica subindo e descendo no battle. Visando facilitar essa mecânica pensei que poderia ser criado algum tipo de marcação no aliado que fosse curado pela Cura Divina, essa marcação poderia ficar por algum tempo, por exemplo 25 segundos, e sempre que o xamã usasse a cura o player que estivesse com a marcação seria curado instantaneamente, desde que ele estivesse na tela obviamente.

Outra alternativa foi dada pelo jogador Kleptos no discord oficial, eu gostei bastante da sugestão dele, por isso que também venho compartilhar aqui nesse tópico.

Imagem

Purificação

Tendo em vista o efeito dessa skill em comparação com o seu nível e a quantidade de pontos que ela consome, eu realmente não vejo o porquê disso. Então eu sugiro reduzir consideravelmente o level requerido dessa skill e reduzir a quantidade de pontos para apenas 2.

Solo Sagrado (Nova)

Sabe aquele momento que todo o seu grupo está “assado”e você precisa decidir entre quem você salva e quem morre. Isso pode mudar, a skill Solo Sagrado irá curar você e todos os seus aliados em uma área 9x9 por 3 instâncias e um intervalo de 1 segundo entre cada cura.
Level requerido: 55 Pontos: 5 Cooldown: 15 segundos

Imagem

Terremoto, Luz Sagrada e Nevasca

Bom, a única mudança que eu proponho para essas skills são o level requerido. Já que seguindo a idéia desse tópico o xamã poderá usar qualquer skill com qualquer cajado, essas skills conhecidas como ultimates não poderiam ser desbloqueadas todas no mesmo nível porque isso geraria um Power Spike aburdo.
Dessa forma para que a evolução do xamã seja gradual a Nevasca continua no level 65
Luz sagrada aumentar para level 75
Terremoto aumentar para level 85
Claro que o level requerido para o nível 2 e 3 dessas habilidades também precisaria de reajustes, mas não entrei em detalhes porque isso algo simples de fazer.

Ídolo do Nyog

E não podemos falar do xamã sem lembrar da arma mais importante do jogo, o ídolo do Nyog.
Qualquer mudança no xamã precisa ser cuidadosa para não deixar essa arma desvalorizada, e para que ela não entre em desuso, todos os atributos novos que sugeri nos 3 tipos de cajados estariam ao mesmo tempo presentes no ídolo do Nyog e além disso essa arma especial virá naturalmente com os slots de gemas desbloqueados.

Conclusão

Acredito que essas mudanças não seriam o “balanceamento definitivo”, mas com certeza seria um passo em direção ao caminho certo e deixaria até mais fácil desenvolver idéias para balanceamentos futuros. Algumas coisas depois também precisariam ser trabalhadas, eu particularmente acho que uma skill de cada elemento daquelas do começo precisariam ser deletadas para deixar um pouco mais enxuto, ou até mesmo fazer junções de skills seguindo aquela mesma idéia que apresentei no Míssil da Natureza e algumas mudanças no level requerido para não ficar um tumulto, enfim detalhes que seriam aprimorados com o tempo.

E finalizando, eu também tenho um rascunho de um tópico sobre balanceamento do mago que estou desenvolvendo, dependendo da situação eu posso apresentar aqui.

arnaldogranato
Mensagens: 54
Registrado em: Seg Mai 04, 2020 9:22 am
Localização: Sao paulo

Re: Mudanças nas classes mágicas - xamã

Mensagempor arnaldogranato » Qua Jun 30, 2021 4:59 pm

Resumindo, quer fazer um luradão e derrubar com um combo?
Atenciosamente,
Terrivel Aquiles (Onix)

werlypernambuco
Mensagens: 11
Registrado em: Seg Jun 25, 2018 2:37 pm

Re: Mudanças nas classes mágicas - xamã

Mensagempor werlypernambuco » Qua Jun 30, 2021 11:10 pm

Resumindo, quer fazer um luradão e derrubar com um combo?
O seu comentário não faz o menor sentido.

Atualmente o xamã já faz luradão joga os totens e mata em um combo, então você não poder supor que estou propondo uma coisa que a classe já faz.

Outra coisa que você não entendeu do tópico é que as propostas que escrevi são focadas em melhorar mecânica de cura e diferenciar os cajados. As "magias" que sugeri mudanças nem fazem parte do combo, certamente como você não é xamã não percebeu isso.


Voltar para “Balanceamento”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 48 visitantes