Erro na % de melhoria ao adicionar martelo de refino
Enviado: Qui Fev 25, 2021 12:38 am
Boa noite a todos.
1. OBJETIVO e os PROBLEMAS
O objetivo desse post é mostrar que pelo menos um desses dois fatos está errado: ou a definição do martelo de refino está errada, ou o cálculo na utilização do martelo de refino está errado.
Os problemas são:
Na verdade, do segundo martelo de refino utilizado em diante, ele não aumenta mais 10% da ATUAL chance de sucesso.
Na verdade, não é possível sempre aumentar em até 10% de bônus total na chance de sucesso.
2: DEFINIÇÕES e INTERPRETAÇÕES
Martelo de refino: "cada martelo 10% da ATUAL chance de sucesso, podendo acumular até 10% do bônus total.
Interpretação: se eu tenho 37,5% de chance de sucesso de melhoria de uma arma sem nenhum martelo de refino, eu posso adicionar uma quantidade de martelos de refino até essa chance ficar 47,5%.
% de sucesso das armas sem nenhum martelo de refino.
Para cada level que a arma vai upando, a chance cai pela metade, ficando da seguinte forma:
0 para +1 = 75%
+1 para +2 = 37,5%
+2 para +3 = 18,75%
+3 para +4 = 9,37%
+4 para +5 = 4,68%
+5 para +6 = 2.34%
+6 para +7 = 1,17%
E assim em diante, normalmente arredondando para baixo.
Como calcular 10% em cima da chance ATUAL da arma: pega a porcentagem atual e multiplica por 1,1.
Exemplo: 75% x 1,1 = 82,5%.
3: CASOS CONCRETOS
3.1: DO NÍVEL 0 PARA O NIVEL +1
Arma nível 0 tem 75% de chance de sucesso de ser melhorada, sem usar nenhum martelo de refino. Usando um martelo de refino, multiplicamos nossa chance atual (que é de 75%) por 1,1.
75% x 1,1 = 82,5%.
Se usarmos o segundo martelo de refino, teríamos: 82,5% x 1,1 = 90,75%. Contudo, como a definição do martelo de refino diz que só é possível acumular até 10% do bônus total, o limite seria: 75% + 10% = 85%.
Ok, isso se demonstra correto, de acordo com a imagem.
3.2: DO NÍVEL +3 PARA O NÍVEL +4
Sem martelo de refino:
Arma nível +3 tem 9,37% de chance de sucesso de ser melhorada, sem usar nenhum martelo de refino.
Usando um martelo de refino:
multiplicamos nossa chance atual (9,37%) por 1,1.
9,37% x 1,1 = 10,307. O jogo arredondo para cima, dando 10,31.
Ao usarmos o segundo martelo de refino é que começamos a ter problemas:
O certo seria o seguinte: 10,307% x 1,1 = 11,3377%
A % que o jogo dá é de 11,25% (conforme a imagem). Ou seja, em vez de aumentar 10% da chance atual, ele só aumentou 9,9%. Parece pouca diferença, mas vamos ver ao utilizar mais martelos de refino.
Usando o terceiro martelo de refino:
O certo seria o seguinte: 11,25% x 1,1 = 12,375%
A % que o jogo dá é de 12,18% (conforme imagem). OU seja, em vez de aumentar 10% da chance atual, ele só aumentou 8,3%. Agora já começa a fazer uma boa diferença, não?
Usando o quarto e quinto martelo de refino, os problemas continuam, conforme as imagens.
Usando o máximo de martelos de refino possível:
De acordo com a definição, eu deveria conseguir chegar a 19,37% de chance de sucesso (9,37% + 10% = 19,37%).
Contudo, o máximo de martelos de refino que consigo usar são 8, totalizando 16,87% de chance de sucesso.
3.3: DO NÍVEL +6 PARA O NÍVEL +7.
Vou poupar vocês das contas, pois teria que adicionar muitas imagens e fazer muitas contas. Para simplificar, vou mostrar apenas uma coisa:
A chance inicial de sucesso, sem martelos de refino, para upar a arma do nível +6 para o nível +7 é de 1,17%.
Ao utilizar 32 martelos de refino, a chance total fica: 4,92%.
Fazendo as contas (que seria 1,17% x (1,1) elevado a 32) = 1,17% x 21,11 = 24,70%.
Não era nem para ser possível adicionar 32 martelos de refino, já que ultrapassaria os 10% de bônus total que o martelo de refino permite.
4: PROBLEMAS
4.1: PROBLEMA 1
Vemos que, quando tentamos upar uma arma do nível 0 para o nível +1, é possível aumentar até 10% de bônus total de martelo de refino (vai de 75% para 85%).
Agora, quando tentamos adicionar o máximo possível de martelo de refino para melhorar uma arma do nível +3 para o nível +4, não conseguimos adicionar esse máximo de 10% de bônus total de chance de sucesso. Esse problema provavelmente se repete para outros níveis de armas.
O que não entendo é: porque é possível aumentar 10% em certos níveis de arma e em outros não?
4.2: PROBLEMA 2
Vemos que, ao adicionar o primeiro martelo de refino, a chance atual de sucesso realmente aumenta em 10% (multiplicamos por 1,1), conforme a descrição do martelo de refino.
Contudo, ao adicionarmos mais martelos de refino, o aumento da chance de sucesso não parece acompanhar a proporção de 10%.
5: CONCLUSÃO
Vimos que o martelo de refino não cumpre com o prometido em sua definição, em nenhum dos dois sentidos (nem adiciona 10% da chance atual de sucesso, nem consegue aumentar em até 10% de chance total de sucesso).
Ou o cálculo de vocês está errado, ou a definição do martelo de refino está errada.
Os jogadores estão em busca de melhorar as suas armas e estão gastando muito mais recursos do que deveriam.
Sei que é difícil vocês alterarem isso agora que já está implementado e amplamente utilizado dessa forma, mas gostaria de pelo menos uma explicação de vocês.
6: IMAGENS
1. OBJETIVO e os PROBLEMAS
O objetivo desse post é mostrar que pelo menos um desses dois fatos está errado: ou a definição do martelo de refino está errada, ou o cálculo na utilização do martelo de refino está errado.
Os problemas são:
Na verdade, do segundo martelo de refino utilizado em diante, ele não aumenta mais 10% da ATUAL chance de sucesso.
Na verdade, não é possível sempre aumentar em até 10% de bônus total na chance de sucesso.
2: DEFINIÇÕES e INTERPRETAÇÕES
Martelo de refino: "cada martelo 10% da ATUAL chance de sucesso, podendo acumular até 10% do bônus total.
Interpretação: se eu tenho 37,5% de chance de sucesso de melhoria de uma arma sem nenhum martelo de refino, eu posso adicionar uma quantidade de martelos de refino até essa chance ficar 47,5%.
% de sucesso das armas sem nenhum martelo de refino.
Para cada level que a arma vai upando, a chance cai pela metade, ficando da seguinte forma:
0 para +1 = 75%
+1 para +2 = 37,5%
+2 para +3 = 18,75%
+3 para +4 = 9,37%
+4 para +5 = 4,68%
+5 para +6 = 2.34%
+6 para +7 = 1,17%
E assim em diante, normalmente arredondando para baixo.
Como calcular 10% em cima da chance ATUAL da arma: pega a porcentagem atual e multiplica por 1,1.
Exemplo: 75% x 1,1 = 82,5%.
3: CASOS CONCRETOS
3.1: DO NÍVEL 0 PARA O NIVEL +1
Arma nível 0 tem 75% de chance de sucesso de ser melhorada, sem usar nenhum martelo de refino. Usando um martelo de refino, multiplicamos nossa chance atual (que é de 75%) por 1,1.
75% x 1,1 = 82,5%.
Se usarmos o segundo martelo de refino, teríamos: 82,5% x 1,1 = 90,75%. Contudo, como a definição do martelo de refino diz que só é possível acumular até 10% do bônus total, o limite seria: 75% + 10% = 85%.
Ok, isso se demonstra correto, de acordo com a imagem.
3.2: DO NÍVEL +3 PARA O NÍVEL +4
Sem martelo de refino:
Arma nível +3 tem 9,37% de chance de sucesso de ser melhorada, sem usar nenhum martelo de refino.
Usando um martelo de refino:
multiplicamos nossa chance atual (9,37%) por 1,1.
9,37% x 1,1 = 10,307. O jogo arredondo para cima, dando 10,31.
Ao usarmos o segundo martelo de refino é que começamos a ter problemas:
O certo seria o seguinte: 10,307% x 1,1 = 11,3377%
A % que o jogo dá é de 11,25% (conforme a imagem). Ou seja, em vez de aumentar 10% da chance atual, ele só aumentou 9,9%. Parece pouca diferença, mas vamos ver ao utilizar mais martelos de refino.
Usando o terceiro martelo de refino:
O certo seria o seguinte: 11,25% x 1,1 = 12,375%
A % que o jogo dá é de 12,18% (conforme imagem). OU seja, em vez de aumentar 10% da chance atual, ele só aumentou 8,3%. Agora já começa a fazer uma boa diferença, não?
Usando o quarto e quinto martelo de refino, os problemas continuam, conforme as imagens.
Usando o máximo de martelos de refino possível:
De acordo com a definição, eu deveria conseguir chegar a 19,37% de chance de sucesso (9,37% + 10% = 19,37%).
Contudo, o máximo de martelos de refino que consigo usar são 8, totalizando 16,87% de chance de sucesso.
3.3: DO NÍVEL +6 PARA O NÍVEL +7.
Vou poupar vocês das contas, pois teria que adicionar muitas imagens e fazer muitas contas. Para simplificar, vou mostrar apenas uma coisa:
A chance inicial de sucesso, sem martelos de refino, para upar a arma do nível +6 para o nível +7 é de 1,17%.
Ao utilizar 32 martelos de refino, a chance total fica: 4,92%.
Fazendo as contas (que seria 1,17% x (1,1) elevado a 32) = 1,17% x 21,11 = 24,70%.
Não era nem para ser possível adicionar 32 martelos de refino, já que ultrapassaria os 10% de bônus total que o martelo de refino permite.
4: PROBLEMAS
4.1: PROBLEMA 1
Vemos que, quando tentamos upar uma arma do nível 0 para o nível +1, é possível aumentar até 10% de bônus total de martelo de refino (vai de 75% para 85%).
Agora, quando tentamos adicionar o máximo possível de martelo de refino para melhorar uma arma do nível +3 para o nível +4, não conseguimos adicionar esse máximo de 10% de bônus total de chance de sucesso. Esse problema provavelmente se repete para outros níveis de armas.
O que não entendo é: porque é possível aumentar 10% em certos níveis de arma e em outros não?
4.2: PROBLEMA 2
Vemos que, ao adicionar o primeiro martelo de refino, a chance atual de sucesso realmente aumenta em 10% (multiplicamos por 1,1), conforme a descrição do martelo de refino.
Contudo, ao adicionarmos mais martelos de refino, o aumento da chance de sucesso não parece acompanhar a proporção de 10%.
5: CONCLUSÃO
Vimos que o martelo de refino não cumpre com o prometido em sua definição, em nenhum dos dois sentidos (nem adiciona 10% da chance atual de sucesso, nem consegue aumentar em até 10% de chance total de sucesso).
Ou o cálculo de vocês está errado, ou a definição do martelo de refino está errada.
Os jogadores estão em busca de melhorar as suas armas e estão gastando muito mais recursos do que deveriam.
Sei que é difícil vocês alterarem isso agora que já está implementado e amplamente utilizado dessa forma, mas gostaria de pelo menos uma explicação de vocês.
6: IMAGENS