[Opinião] Sobre o Balanceamento do jogo

33083308
Mensagens: 43
Registrado em: Sex Jun 29, 2018 12:33 pm

[Opinião] Sobre o Balanceamento do jogo

Mensagempor 33083308 » Seg Jun 08, 2020 1:21 am

Minha opinião referente ao patch em geral, coisas que percebi, e o que penso a respeito de tudo isso:

O balanceamento de classes em modificações em danos e tempo de recarga das habilidades foi um ótimo começo de balanceamento, e acredito ser o caminho certo. O problema é que acabou virando uma ideia de mudança de mecânicas, coisa que não vi sendo muito bem vinda no momento atual do jogo.

Vejo que vocês querem fazer um jogo difícil, e eu gosto dessa ideia, mas acredito que estão confundindo dificuldade com "jogabilidade rápida", o que eu quero dizer com isso?

Vou começar usando como exemplo o xamã; não acredito que ter q ficar colocando totens a todo momento seja algo "dificil", e sim algo chato, a dificuldade está na caçada, nas habilidades des montros, no lvl da sua pt para o local, nos efeitos negativos q eles aplicam, na forma que você tem q se posicionar, coisas específicas que você deve fazer na hunt para não morrer, e não na qntidade de coisas que você tem q fazer e na velocidade q tem q executar elas ao mesmo tempo de forma bagunçada. Como eu mencionei antes, nesse tópico: viewtopic.php?f=76&t=11099
Isso priva a criatividade de pensamento rápido. Manter o jogo "simples", permite os jogadores serem criativos, isso não é deixar o jogo fácil, e sim divertido, do simples voce consegue criar muito mais do que do complicado.

UM dos maiores problemas dos MMORPG atuais é que querem deixar o jogo super complexo, acreditando q vão fazer um jogo completo, e acaba que os jogadores só ficam perdidos, usando as skills de qlqr forma pq alguém falou q é a melhor build ou algo do tipo, o jogo complexo tira a possibilidade de grande parte dos jogadores explorarem sua propria game play, assim como o combo q eu "criei" pra pvp com xamã, só criei pois eu usei as skills, conheci minha classe, e aí me veio a criatividade da mecânica "simples" que existe no jogo.

O combo que estou falando:
O combo é: Prisão de espinhos, Barreira de luz, e puxar o jogador pra barreira de luz com o pilar de pedra e dps disso use duas barreiras de gelo nos pisos próximos ao jogador, em cima dos outros pisos com barreira de luz para ele não remover o efeito de lentidão pisando no slow novamente.
(Isso sim deveria ser arrumado, ao pisar no slow da barreira de luz novamente, é reduzido o efeito de lentidão, o certo seria manter a lentidão e voltar ao tempo máximo do efeito para cada vez q o jogador pisar na barreira de luz)

OBS¹: O pilar de pedra sempre empurra na direção contrária da qual seu personagem está olhando.
OBS²: A barreira de luz sempre é jogada em direção horizontal a que seu personagem está olhando
.

Enfim, isso foi apenas um exemplo, não sei se outros jogadores ja pensaram no msm combo, se alguém ja fazia, ou se eu fui o unico q fez, ate pq não jogo no server pvp, jogo no onix, porém não vi ninguém fazendo isso. O que quero dizer é... eu só tive essa criatividade pois eu tenho tempo pra pensar jogando, e transformar o jogo em algo que limita seu tempo a cada jogada, como foi feito referente aos totens e o roubo de vida do arqueiro, barbaro e cavaleiro, tira totalmente o tempo dele pensar em algo diferente, tendo q manter a mente focada em por totens e curar o time, ou no caso das outras 3 classes, se curar com poções, bandagens, e tomar cuidado pra não morrer.

Entende o que estou falando? Que barbaro/arqueiro agora vai entrar na sala pra ajudar o cavaleiro a alinhar os necromancers empurrando eles qndo estiverem mal posicionados? Que cavaleiro que vai ficar gastando exaustão de skill para puxar o necromancer pra ele ou stunar ele? Isso não torna o jogo mais difícil por não terem mais self sustain, ou falta de tempo livre, apenas deixa você mais limitado para não se arriscar.

OBS: Não vejo um xamã dando suporte para 5 classes ao msm tempo com a remoção do self sustain das classes, nós não temos curas são poderosas assim, isso vai apenas refletir em grandes gastos de poções de vida, e desanimar os jogadores com o choque na economia do servidor q isso vai trazer, fazendo o dinheiro do jogo ser supervalorizado, ja q vai ficar difícil ter mt lucro nas hunts com grandes gastos em poções.

Isso me faz pensar que, vocês estão pensando em focar o jogo para um jogo de solo/trio gaming? sem hunts de pt x5? Se sim, acham isso o momento certo?

Eu acredito que não, pois atualmente o jogo nao suporta um número grande de players divididos em várias hunts, até pq não temos muitas hunts, n é mesmo? Isso levando em consideração que o jogo nem tem tantos jogadores, imagine em um cenário onde o jogo faça muito sucesso... Também acho que e um tiro no pé, pois as 5 classes atuais do jogo se complementam perfeitamente em uma PT.

Mago: Dano em area com um bom ciclo de habilidades em área para grandes lures

Xamã: Cura, stuns e buffs de dano/def, ajudando a diminuir a waste da PT, também em um dano "ok"

Barbaro: Buff de hp máx que ajuda muito, sem contar que pode stunar em área, empurrar criaturas e fazer lures com menos risco por conta do "dash"

Arqueiro: Um dps de dano físico muito bom, também tem o buff de precisão que ajuda muito cavaleiros e barbaros e perfeito dps qndo tem monstros como os necromancers q são resistentes a dano mágico

Cavaleiro: tanker, pega agro e bufa a defesa fisica da pt

Manter o jogo focado em ter 5 classes, faz com que os jogadores tenham q se respeitar mais, ja que não há garantia q seu time, composto de 5 jogadores, sempre esteja ativo, o que nos faz termos q ser uma comunidade amigável, ja q muitas vezes precisamos de outros membros para substituir os q não estão presentes. Isso também cria vínculo com o jogo, ja que estamos fazendo amigos e sempre caçando em grupo, e eu diria q esse é o diferencia do bloodstone para os outros jogos. Acredito q o blood não deveria nunca focar em fazer boas exp solo/duo/trio, e sim deixar algo balanceado para, solo vc faz uns 30% da exp q faria em time x5, 50% 2x, 70% 3x, 80% 4x

-Ham?
Vamos supor que a hunt de jogadores de nível 100 geralmente seja 1kk/h sem bonus

Caçando solo ele faria apenas 300k/h
Em time de 2 jogadores 500k/h
3 jogadores 700k/h
4 jogadores 800k/h
5 jogadores 1kk/h

CLARO QUE, isso depende de quais classes estão juntas na pt, força das armas, lvl dos jogadores, a hunt, etc... to só exemplicando que acho interessante permaencer essa essência de diferença de uma exp melhor baseada em sempre tentar manter 5 classes diferentes na pt.

Elementos das classes mágicas:

Com a mudança na ultimate de luz permanecer ATAQUE, e não virar uma skill de SUPORTE, me fez perceber que vocês querem especializações de elementos, coisa q acho um erro absurdo, tendo em vista que ja nos foi apresentada a jogabilidade das classe mago e xamã utilizando os 3 elementos, com as armas do nyog, tirar isso dos jogadores traz muita insatisfação e na minha opinião, acaba tirando essencia das classes. Pq eu digo isso?

Vamos começar com o xamã, ja que é a classe q eu jogo.

Pra mim, um xamã sem arma do nyog ainda nem conheceu a classe dele ainda, mal começou o jogo dele como xamã. A cura sem o elemento luz é bem baixa dps do lvl 80, eu precisava fazer troca de cajados para curar em certos lures maiores no lvl 100+ em geo7, trocava meu cajado de água para luz e curar dps de dar meu combo, e no lvl 115 eu consegui finalmente minha arma do nyog, deixou o jogo bem mais divertido, pois eu pude começar a dar suporte e salvar a pt de vdd, utilizando os stuns da prisão de espinhos, o pilar de pedra, ultimate da água e terra para dar dano e a de luz para me curar enquanto eu guardava a cura divina parar os aliados. Sinceramente não vejo o xamã sendo útil sendo apenas de terra, ficaria sem uma cura eficiente e com um dano menor ainda. Um xamã de água foge totalmente da classe, escolher um xamã de água é a mesma coisa q escolher um mago com menos dano, porém com uma cura fraca para o time, ja q o xamã de água n tem stuns e seu dano não é tão alto quanto o dano de um mago, e, bufar para dano seria fora da lógica da classe; xamã de luz apenas tem cura a mais, n tem stuins tbm, o q adianta eu curar mais se não tenho stuns para diminuir o dano q meu time está levando?

Entende? Acredito que ja passou da hora de termos armas de 3 elementos de lvl mais alto para magos e xamãs, ja q fazer troca de cajados, no caso de xamã é uma cagada, pois, além de diminuir sua atenção, alterar cajados no meio das ultimates, diferente do mago, para de dar dano na habilidade mesmo com a continuação da animação, também perdemos alguns turnos de cura forte com um cajado que não é de luz; isso apenas motiva o uso de macros caso o jogador nao tenha uma arma do nyog, criando assim vantagem para os hackers contra os q jogam na mão, coisa q vai destruindo o jogo aos poucos.

Mago: Um mago dark seria apenas para o PVP, o blood é um jogo onde o melhor é ser balanceado entre pve e pvp, e no caso do mago, se fosse pra escolher um elemento, eu escolheria de trovão, por causa do magnético feroz pra pvp, stuns para o pvp, e para o PVE tem bons danos em área também, o q faz o trovão um elemento balanceado entre fogo e dark, ficando fogo q é focado em dano em área bruto e dark que é pvp esquecidos de qlqr forma, ja q o não teriamos como usar os 3 elementos em suas situações ideias. Então, por conta disso, magos utilizam de troca de orbs, que no caso do mago é mais simples, ja q não diminui seu dano trocar os orbs, e também não precisam prestar tanta atenção na pt como um xamã, por exemplo, ja q o mago apenas tem q dar dano e usar suas skills.

-Mas se ja tem uma arma de 3 elementos para eles, e mago pode trocar orbs, pq tocou nesse assunto?

Um xamã fica limitado a usar apenas a arma do nyog, uma arma do lvl 96, sendo q ja temos jogadores de lvl 280, e cajados de lvl 125, 150, 200 são todos inúteis (são 2 cajados de lvl 150, o mais forte na verdade era pra ser de lvl 180/200), enfim, n tem sentido usarmos esses cajados, deixando eles PRATICAMENTE inúteis, sendo usados apenas por jogadores q não tem arma do nyog ou ainda acham q compensa alternar cajados. NO caso do mago, eles tem q focar em 3 armas, gastar fragmentos e recursos upando 3 armas, diferente do arqueiro, barbaro e cavaleiro q só precisam fazer 1 arma, e como eu disse antes, alternar orbs e cajados apenas incentiva uso de macro. Dar para nós armas com 3 elementos, ou algo q funda 3 armas em uma de 3 elementos priorizando a de maior raridade tambem seria algo interessante.

Percebi com xamã no test server e me pareceu ainda ter grandes falhas no balanceamento qndo falamos do PVP do jogo, não tendo counter plays para muitas coisas:
Skills/habilidades não deveriam ser possíveis serem usadas pela janela de batalha, principalmente as de imobilização, é mt fácil acertar stuns do xamã pela janela de batalha, acaba q não tem mérito os stuns q damos, e fica super chato para quem joga contra. Um adendo também ao cavaleiro, o set artrix deveria ter o efeito de move speed apenas FORA de batalha, cavaleiros de lvl inferior só colando na gente igual o the flash pra stunar/trapar no pvp me pareceu bem zoado e sem counter play.

Último ponto sobre balanceamento:

Acredito que os itens, qnto a PVP, não acompanham a progressão dos personagens, onde um jogador de arma +5~+9 da MUITO dano em qlqr jogador, seria interessante, para facilitar o balanceamento do jogo, trazerem um sistema de refinar seus itens do set, mantendo a defesa normal para monstros, para evitar q magos/barbaros/arqueiros/xamã fiquem tank para as hunts, algo do tipo, mas fazendo com que o refino APENAS diminua o dano recebido de jogadores, algo como "resistência a dano de humanos +20%" claro q isso é apenas um exemplo, isso deveria ser convertido em resistencia mágica e física, com valores baseados na raridade do equipamento, assim mantendo os jogadores balanceados no PVE, e PVP qndo se fala de defesa, sem ter q toda hora alterar dano de monstros ou tomar muito cuidado para não deixar os jogadores super tanks

Enfim, basicamente é esse meu feedback sobre balanceamentos atuais, MEU PONTO DE VISTA, sobre o que é um jogo bem balanceado, seja em pvp ou pve, como sinto q isso reflete no jogo, minhas sugestões, etc. Tenho total ciência de que não sou dono da verdade, e toda e qlqr ideia deve ser sempre primeiro testada para o jogo ser balanceado de forma correta

Agradeço aos que acompanharam até aqui, espero q consigamos tirar um bom balanceamento para esse jogo que merece crescer, o jogo é bom e pode ficar melhor.

OBS: Caso meus feedbacks aq no forum ajudem em algo, gostaria de solicitar, digo, eu ficaria muito grato ganhando como recompensa por tentar ajudar em melhorar o jogo uma skin de Diamante na minha xamã, acho essa skin linda e infelizmente não tenho.

Caso tenha gostado de perder seu tempo aqui, você pode checar também meu outro tópico relacionado a:

Falando sobre o teste server, o novo patch na visão do xamã (Respondido/Encerrado)
viewtopic.php?f=76&t=11099

[Sugestões e Ajustes] Sistema de elixir e Poções (Respondido e em Discussão)
viewtopic.php?f=21&t=10673

[Sugestão e Solução] Problemas relacionados a Hunts/KS (Respondido/Encerrado)
viewtopic.php?f=18&t=10674


Sugestões e Ajustes da classe "xamã" nos tópicos de CURA, TOTEMS e SUMMON
(Respondido e em Discussão)

viewtopic.php?f=34&t=10604
Editado pela última vez por 33083308 em Ter Jun 09, 2020 10:01 pm, em um total de 2 vezes.

luhabiha
Mensagens: 18
Registrado em: Qui Abr 02, 2020 2:15 pm

Re: [Opinião] Sobre o Balanceamento do jogo

Mensagempor luhabiha » Seg Jun 08, 2020 9:14 am

Vejo que vocês querem fazer um jogo difícil, e eu gosto dessa ideia, mas acredito que estão confundindo dificuldade com "jogabilidade rápida", o que eu quero dizer com isso?
Eu depois de pensar várias vezes tentando entender o que eles estao fazendo pra piorar as classes, me veio exatamente isso na cabeça que vc disse... "Acho que eles estao fazendo o jogo ser bem dificil de upar ja que nao tem conteudos pra lvl alto..."

Mas assim li tudo que vc disse ali, falou bonito e mts verdades... realmente esse balenceamento que eles estao fazendo é um verdadeiro tiro no pé... acreditaria que eles invés disso deveriam investir em armas novas pros lvl maiores, como vc disse armas com os 3 elementos, pra mago e xaman... lugares de caças com bixos mais fortes que frost dragon!!!

Deveriam investir tbm em eventos... correção de algumas skill sem noção!!!

E não em estragar a jogabilidade que acostumamos...
Imagem

33083308
Mensagens: 43
Registrado em: Sex Jun 29, 2018 12:33 pm

Re: [Opinião] Sobre o Balanceamento do jogo

Mensagempor 33083308 » Seg Jun 08, 2020 2:56 pm

Vejo que vocês querem fazer um jogo difícil, e eu gosto dessa ideia, mas acredito que estão confundindo dificuldade com "jogabilidade rápida", o que eu quero dizer com isso?
Eu depois de pensar várias vezes tentando entender o que eles estao fazendo pra piorar as classes, me veio exatamente isso na cabeça que vc disse... "Acho que eles estao fazendo o jogo ser bem dificil de upar ja que nao tem conteudos pra lvl alto..."

Mas assim li tudo que vc disse ali, falou bonito e mts verdades... realmente esse balenceamento que eles estao fazendo é um verdadeiro tiro no pé... acreditaria que eles invés disso deveriam investir em armas novas pros lvl maiores, como vc disse armas com os 3 elementos, pra mago e xaman... lugares de caças com bixos mais fortes que frost dragon!!!

Deveriam investir tbm em eventos... correção de algumas skill sem noção!!!

E não em estragar a jogabilidade que acostumamos...
Não tenho dúvida que vão trazer isso tudo (novos lugares de caça, itens para lvl mais alto, eventos, etc), e também temos que lembrar que ficaram muito tempo limitados a recuperar itens perdidos em rollbacks, servidor caindo, etc, então é bom ver que eles não estão parados, e agora q corrigiram grande parte dos bugs, mexeram no market, acredito que vão começar a trazer esses conteúdos de balanceamentos e eventos, qnto a isso não tenho preocupação, só precisamos esperar, as ideias eles tem, não só entre eles, mas a comunidade tem dado bastante ideais bacanas também.

Eu só uso meu tempo aqui fazendo tópicos, pois eu reconheço q eles aparentemente realmente estão dando duro para fazer do jogo algo melhor sempre, e isso me motiva a tentar ajudar. Assim como eu disse, não sou o dono da vdd, posso estar errado em algumas coisas q eu penso ser o ideal, mas não custa nada comentar sobre. Tmj

tamaxmus
Site Admin
Mensagens: 763
Registrado em: Qua Dez 07, 2016 11:16 am
Localização: Brazil
Nickname: Goku
Contato:

Re: [Opinião] Sobre o Balanceamento do jogo

Mensagempor tamaxmus » Ter Jun 09, 2020 11:44 am

Estamos acompanhando todos os feedbacks da galera e fazendo mudanças.

Gostaria de agradecer pela dedicação e feedback bem trabalhado e detalhado de cada sistema. :D

33083308
Mensagens: 43
Registrado em: Sex Jun 29, 2018 12:33 pm

Re: [Opinião] Sobre o Balanceamento do jogo

Mensagempor 33083308 » Ter Jun 09, 2020 9:49 pm

Estamos acompanhando todos os feedbacks da galera e fazendo mudanças.

Gostaria de agradecer pela dedicação e feedback bem trabalhado e detalhado de cada sistema. :D
Show, é mt bom ver que vocês estão ouvindo a comunidade, agradeço também pelo trabalho duro de vocês, e bora lá q esse joguinho tem tudo pra fazer sucesso! ;)


Voltar para “Servidor de Testes”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 15 visitantes