Dinâmico ou cansativo e limitado?

33083308
Mensagens: 43
Registrado em: Sex Jun 29, 2018 12:33 pm

Dinâmico ou cansativo e limitado?

Mensagempor 33083308 » Seg Jun 08, 2020 12:45 am

Olá, sou Unforgiven Girl, lvl 215, Xamã, Onix.

Hoje venho falar sobre as mudanças do xamã presentes no servidor de teste, irei falar a respeito do que testei, comparar com como era anteriormente e trazer sugestões.

Aqui vai meu feedback referente ao xamã:

A classe realmente foi melhorada quando falamos de dano, cds, etc... porém eu senti uma grande insatisfação quanto a ultimate de luz, totens e summons.

Ultimate de luz - Luz Sagrada

Não vi mt sentido na mudança dela, focada em dar dano, e a cura para você e aliados ter virado completamente RNG/sorte baseada nas explosões de luz, que apenas curam você e seus aliados caso explodam em vocês, dependendo 100% de sorte para uma cura eficiente ou nem mesmo curar.
Se formos comparar com a atual (antes do patch), ela está pior, pois antes, ela servia para curar o hp do xamã full, e curava os aliados instantaneamente (em média uns 200 de hp), ñ era muito, era bem pouco na vdd, mas era garantido e salvava a vida do seu aliado em algumas situações; também tem o problema do CD 40s e ser uma skill de "ATAQUE", q atapalha na exaustão, então usávamos apenas em momentos de urgência, porém era garantida a cura, mesmo que a cura fosse 200.

Eu esperava algo como um "exura gran mas res" do tibia, ou seja, manter a mesma coisa que é agora, apenas aumentando a cura para os aliados.


Como você faria isso?
-Primeiramente mudaria a habilidade para "suporte", e não deixaria como "Ataque", tiraria o dano da ultimate de luz completamente, e deixaria apenas como cura mesmo; até pq buffar/modificar o xamã para dano, na minha opinião, não faz muito sentido, não somos magos/DPS, e sim suportes.

Exemplo (Claro q os valores citados no exemplo precisariam ser testados, etc etc etc, mas acho q é um valor q ficaria legal para começarmos os testes):
Luz sagrada lvl 1; Cura você e os aliados no mesmo valor q sua "CURA DIVINA" costuma curar + 5% do hp máx dos aliados.
Luz sagrada lvl 2; Cura você e os aliados no mesmo valor q sua "CURA DIVINA" costuma curar + 7.5% do hp máx dos aliados.
Luz sagrada lvl 3; Cura você e os aliados no mesmo valor q sua "CURA DIVINA" costuma curar + 10% do hp máx dos aliados.

Porque 2 condições de curas (Cura valor fixo + % de hp máxima do aliado) e não um valor fixo, apenas?
-Uma skill de 30 segundos curar apenas o valor da cura divina é bem decepcionante e fraca, ainda mais qndo colocamos na balança o valor da nossa cura divina para a qntidade de HP q os jogadores tem conforme sobem o lvl, o que faz com que nossa cura divina pareça menos eficiente qndo pensamos em um cenário futuro (e não muito distante) de jogadores lvl 300+. Acredito q ja deveria ter esse sistema de somar uma cura baseada em % de hp max até mesmo na cura divina, pois eu, curando um barbaro lvl 200+, sinto q mal to conseguindo curar o hp dele.
O motivo do valor fixo seria para sempre manter uma cura boa baseada no seu lvl também, diferenciando a cura em área e a eficiência de um xamã lvl baixo para um lvl alto (por exemplo, pra ter diferença de um lvl 115 pra um xamã lvl 200+)
Porém, para evitar um abuso dessa % da cura da vida máxima, para evitar que usem makers demais em pks/war, deveria ser atribuída uma condição de lvl sharing no caso do xamã ser lvl mais baixo do que o alvo que quer curar, para apenas ser possível a condição de % da vida máxima do aliado, de curar a % da vida máxima do jogador, caso você tenha lvl para sharear xp com esse jogador.

Agora vamos falar sobre os totens:

Primeiro vamos falar a respeito da mudança do totem agora ser "imortal".

A questão de serem imortais me deixou em duvida de como vai ficar, pois... se for ficar como está no test server, q ainda recebe agro, e monstros não passam por ele, td bem... eu só removeria o fato de ainda serem focados; porém, caso isso tenha sido um bug, e monstros começarem a andar por cima deles, ignorar os totens, vai apenas se tornar uma poluição visual de monstros sobrepondo totens a todo momento, ficaria até mesmo feio, visualmente falando.

Agora vamos falar sobre a mudança em CD e duração dos totens:

Acredito que 8 segundos é um período de tempo muito curto, geralmente ja posicionamos os totens adiantados aonde vão fechar a box, para podermos sair pra lurar mais monstros, ou darmos suporte para outros jogadores que possivelmente estão em apuros ou mesmo para o jogador q for lurar, seja com stuns, cura, etc... 8 segundos é um tempo tão curto, q os totens acabam antes mesmo dos monstros andarem até a box, (ñ acho válido esperar a box fechar, pois, como eu disse, geralmente ajudamos qm está lurando ou vamos lurar após deixamos os totens posicionados, assim evitando que o cavaleiro morra por você ter deixado ele com os totens enquanto você foi ajudar outro membro do time) e ter que a cada 8s recolocar totens, pega a atenção e não fica dinâmico ou "difícil", senti q fica apenas cansativo ter q lembrar de repor totens na mesma box a todo momento.
Esse tipo de mecânica priva a criatividade em momentos de perigo, Exemplo: algo como jogar uma barreira de gelo na frente do necromancer, em nekrotus, qndo o cavaleiro não está aguentando o dano. Esse tipo de coisa pensamos pois o jogo permite termos esse tempo para pensarmos, ja q a cabeça não está pensando em coisas q vamos ter q fazer daq 2 segundos a todo momento, esses tipo de jogadas criativas vão acabar sendo menos recorrentes nas situações de perigo do que o normal caso tenhamos q ficar toda hora preocupados em renovar totens, isso sem mencionar que vai diminuir muito a qualidade de bons jogadores de xamã, pois vão ficar perdidos entre dar suporte para o time, atacar e ainda botar totens a todo momento.
O custo de mana pra esse tempo de 8s ta mt grande também, afinal recolocamos eles a todo momento.

-Como você acredita que deve ser feito então?

A ideia de diminuir o Cooldown e tempo de duração foi um bom começo, pois podemos usar a todo momento nossos totens, q são as únicas coisas que faz o xamã realmente se sentir um suporte do time, além da cura, claro. Eu apenas modificaria o valor de 8 segundos de duração e 10 de cd para 15 de duração e 17 de recarga. No momento é difícil dar um tempo estimado de duração das box nas hunts, pois ainda não temos como testar como vai ser a velocidade das box de monstros em pts atualmente, ja que o barbaro está bugado, matando box de monstros na ultimate solo, e arqueiros estão bem afetados, e sei/acredito que não vai ficar assim, então não posso estimar o tempo das box pós-balanceamento, mas eu diria que 15 segundos é um tempo perfeito para ja eliminar uma grande qntidade de monstros da box e diminuir o perigo, e mesmo que os totens acabem e ainda tenha monstros, seriam poucos e a falta do buff do totem não faria tanta falta como qndo comparado na situação de 8 segundos, onde o totem acabaria com os monstros vivos ainda, trazendo vários cenários de jogadores sendo burstados no fim da duração dos totens.

Certo, agora vamos falar dos Summons:

PVË:
O q testei com ele no pve, achei ainda bem fraco e "indiferente", para não falar que é inútil, irei concordar q provavelmente ajuda a fazer umas missões diárias um pouco mais rápido, claro, mas não vejo utilidade em usá-los em hunts em grupo, e para hunts solo, que caçamos em luradão, simplesmente não compensa matar de 1 em 1 ou 3 em 3, sendo assim, deixando o summon inviável também.

PVP:
No pvp é bem chato, pois é dependente de rng (Sorte) pra dar os efeitos negativos e habilidades de dano em área, o dano também é baixo. Mesmo os jogadores de lvl alto tendo usado os sumons no test server por corrermos mais rápido que outros jogadores, não vejo sendo algo balanceado, pois o jogo ja tem muitos CC (slow, aprisionar, stun, etc) e ainda ter um summon te dando charalhada, stuns, slow, o q seja, é bem tosco, até pq pra acertar basta o xamã segurar o agro no inimigo e ficar correndo ao lado dele até q o RNG faça seu trabalho, novamente, sem counter play no pvp, não acredito que buscam isso para balancear o jogo.

-O que você faria então?

Eu ja dei mais ou menos uma ideia referente aos summons, de como deveriam ser retrabalhados nesse topico que fiz aqui: viewtopic.php?f=34&t=10604

Nesse tópico enorme q fiz a um bom tempo atrás, comentei sobre os summons, da maneira q é atualmente, e bufar eles para dar dano, ou tankar, tenta suprir a necessidade de outras classes do jogo nas pts/times, coisa que pra mim, não faz sentido, pois o blood aparentemente feito para cada classe ser única na pt, então motivar que joguemos em equipe é o diferencial do jogo, então bufar o summon para esse tipo de coisa não vejo sendo algo bom. Eu faria +/- algo parecido com a ideia q dei no tópico, de fazer um rework nos sumons para espiritos e dar suporte para o time. Entendo que dei ideias de subclasses, porém vocês poderiam fazer caminhos de builds diferentes para os sumons, para cada espírito/summon ter uma função diferente que você gostaria q seu espírito fizesse, ou simplesmente fazer summons igual foram separados os totens, tendo summons diferentes para cada coisa, e podermos sumonar eles, e não focar em elementos.

-Como assim?
Por exemplo... o totem de dano mágico ser substituido por um espírito q você vincula com o mago aliado por 15s ou em vc, algo do tipo, o totem de dano físico ser possivel vincular com o aliado tbm, fazendo com que fosse útil para vincular nos barbaros e cavaleiros, ja q o arqueiro tem seu buff de dano ja, e não conseguimos acumular com o nosso totem, dando assim uma utilidade para esse totem transformando ele em um espírito/summon.

Enfim, é apenas uma outra ideia sem ser a q apresentei no tópico, trazendo mais summons para cura, etc, deixando a classe mais SUPORTE do que dano, coisa q acredito ser o caminho q deve ser feito para o xamã.

Acho o summon atual apenas uma poluição visual a mais na tela, e q ser balanceado para tentar suprir a necessidade de outras classes é errado. Também, com o summon te seguindo, te atrapalha para usar paredes de gelo rápido, ja que ele muitas vezes fica parado aonde você gostaria de usar a parede de gelo, outras pessoas não podem jogar paredes de gelo aonde ele está, é literalmente algo q atrapalha, seja com vc ou contra vc, e eu diria q apenas jogadores "ruins" gostariam do summon, pq o rng seria a unica maneira de darem stuns ja q n teriam dedo pra acertar habilidades de stuns nos jogadores.

minha opinião final sobre os summons: Tóxico para o jogo, mas como eu jogo de xamã, pra mim é indiferente, eu n sofreria tanto com a toxidade dele como as demais classes.

ÖBS: Percebi também que o summon está bugado, o agro dele nos inimigos tem hora q buga e ele fica paradado.

Outra coisa q testei com xamã no test server:
Skills/habilidades não deveriam ser possíveis serem usadas pela janela de batalha, principalmente as de imobilização, é mt fácil acertar stuns do xamã pela janela de batalha, acaba q não tem mérito os stuns q damos, e fica super chato para quem joga contra. Um adendo também ao cavaleiro, o set artrix deveria ter o efeito de move speed apenas FORA de batalha, cavaleiros de lvl inferior só colando na gente igual o the flash pra stunar/trapar no pvp me pareceu bem zoado e sem counter play.


Pra mim, atualmente, os maiores problemas da classe xamã estão em:

[Buff]-Alcance da cura : Deveria ser aumentado para a tela de visão do jogador.
[Buff]-Purificar 4/5 sqm é piada: Deveria ser ajustado para alcance de tela de visão do jogador também.
[Nerf]-Skills de Controle (Stuns, slow, etc) no pvp: Jamais deveria ser permitido usar essas skills pela janela de batalha, o jogador deveria mirar e acertar com o mouse, e não simplesmente acertar com targeting na battle box. (OBS: Parede de gelo também pode ser usada pelo battle, cai atrás do jogador targetado qndo está correndo)
[Rework]- Summons
[Rework]- Luz Sagrada -como mencionei nesse tópico.
[Buff] Uma nova skill de Cura para sí mesmo- Mesmo não sendo absolutamente necessário, seria muito confortante em hunts difíceis e para jogadores mais fracos. Acho uma maneira de deixar a classe mais confortável e termos mais jogadores com a classe.

Bom, aqui encerro esse tópico, gostaria de dizer que, estou apenas trazendo sugestões de como e do pq eu acho q deveria ser/se manter algo, e não que DEVE ser assim, são apenas ideias, ideias q eu gostaria de testar também, pois na minha cabeça fazem sentido, mas claro, não quer dizer q são perfeitas ou que não podem ser melhoradas.

Agradeço aos que acompanharam até aqui, espero q consigamos tirar um bom balanceamento para esse jogo que merece crescer, o jogo é bom e pode ficar melhor.

OBS: Caso meus feedbacks aq no forum ajudem em algo, gostaria de solicitar, digo, eu ficaria muito grato ganhando como recompensa por tentar ajudar em melhorar o jogo uma skin de Diamante na minha xamã, acho essa skin linda e infelizmente não tenho.

Caso tenha gostado de perder seu tempo aqui, você pode checar também meu outro tópico relacionado a:

[Sugestões e Ajustes] Sistema de elixir e Poções (Respondido e em Discussão)
viewtopic.php?f=21&t=10673

[Sugestão e Solução] Problemas relacionados a Hunts/KS (Respondido/Encerrado)
viewtopic.php?f=18&t=10674


[Opinião] Sobre o Balanceamento do jogo que veio com o test server (Aguardando resposta)
viewtopic.php?f=71&t=11100&p=50831#p50831
Editado pela última vez por 33083308 em Sáb Jun 13, 2020 6:14 am, em um total de 2 vezes.

khristy
Mensagens: 3
Registrado em: Qui Jan 30, 2020 4:23 pm
Localização: Ribeirão Preto - SP

Re: Dinâmico ou cansativo e limitado?

Mensagempor khristy » Seg Jun 08, 2020 10:55 am

Oie!

Acho que suas colocações sobre a classe são bastante válidas. Concordo em diversos aspectos, como a mudança na ult de luz, o tempo de vida dos totens, o bug talvez dos summons nessa questão de atacar o player, pq até pra ele usar as magias as vezes ele se buga, bate em direção oposta e você perde aquele turno, porém eu particularmente adorei eles do jeito que estão! Só não consegui testar o de luz devido questão da arma...
A distância do sqm do purificar tbm concordo que é bom rever
Acho que o xamã deveria ter uma cura pra ele e outra pros aliados... uma mesma magia apenas mudando “use em você/use com mira” é ruim... uso em um aliado e não tenho ela instantaneamente pra mim
Porém, mudar as conjurações lá na parte de batalha eu discordo... acho que deveria manter. Quem tem habilidade de pegar pela tela usa a tela, quem não tem usa o battle, pra treinar é bem melhor, e acaba sendo opcional... tem situações que a tela é melhor, outras o battle e vice versa!

~ Veeh - Ruby 1

ValdemarGDR
Mensagens: 21
Registrado em: Ter Mar 31, 2020 7:36 pm

Re: Dinâmico ou cansativo e limitado?

Mensagempor ValdemarGDR » Seg Jun 08, 2020 2:12 pm

Muito bom o tópico.

Acredito que você citou todos os pontos que precisam Mudar/melhorar no Xama.

Espero que a Luz Sagrada, cura divina, totems e Sumons não permaneçam da forma que está no teste Server, e que seja adicionada uma nova Skill de cura somente para aliado ou targets.

33083308
Mensagens: 43
Registrado em: Sex Jun 29, 2018 12:33 pm

Re: Dinâmico ou cansativo e limitado?

Mensagempor 33083308 » Seg Jun 08, 2020 2:45 pm

Oie!

Acho que suas colocações sobre a classe são bastante válidas. Concordo em diversos aspectos, como a mudança na ult de luz, o tempo de vida dos totens, o bug talvez dos summons nessa questão de atacar o player, pq até pra ele usar as magias as vezes ele se buga, bate em direção oposta e você perde aquele turno, porém eu particularmente adorei eles do jeito que estão! Só não consegui testar o de luz devido questão da arma...
A distância do sqm do purificar tbm concordo que é bom rever
Acho que o xamã deveria ter uma cura pra ele e outra pros aliados... uma mesma magia apenas mudando “use em você/use com mira” é ruim... uso em um aliado e não tenho ela instantaneamente pra mim
Porém, mudar as conjurações lá na parte de batalha eu discordo... acho que deveria manter. Quem tem habilidade de pegar pela tela usa a tela, quem não tem usa o battle, pra treinar é bem melhor, e acaba sendo opcional... tem situações que a tela é melhor, outras o battle e vice versa!

~ Veeh - Ruby 1
Oie, obrigado.

Então... A parte q falei da janela de batalha eu me referi apenas ao PVP, se manterem isso para o PVE eu não ligaria, mas no PVP não vejo mérito ou skill play nenhuma para jogadores q simplesmentem usam imobilizações no targeting. Concordo que é confortável, q é gostoso não errar, mas qndo se fala de balancear o pvp, acredito que é bem complicado permitir esse tipo de mecânica. Mas obvio, essa é minha opinião, e pra mim, como xamã, seria até melhor q mantenham essa maneira fácil de usar as skills, mas pensando no jogo em um geral, acredito que é bom tóxico manter sistemas onde o jogador q enfrenta isso não tem como desviar. Claro que... para essa alteração, seria mais ideal uma remoção ou alteração no limite de alcance das habilidades para a tela toda também, já q o jogador teria q acertar com o reflexo e mira do proprio cursor, então nada mais justo do que não ter limitação no alcance das habilidades de cursor.

33083308
Mensagens: 43
Registrado em: Sex Jun 29, 2018 12:33 pm

Re: Dinâmico ou cansativo e limitado?

Mensagempor 33083308 » Seg Jun 08, 2020 2:50 pm

Muito bom o tópico.

Acredito que você citou todos os pontos que precisam Mudar/melhorar no Xama.

Espero que a Luz Sagrada, cura divina, totems e Sumons não permaneçam da forma que está no teste Server, e que seja adicionada uma nova Skill de cura somente para aliado ou targets.
Obrigado. Então cara... eu penso o seguinte, mesmo q passe da forma q está no teste server, sempre há a possibilidade de mudarem, verem q ainda não está o ideal da classe, por isso penso q é muito importante darmos o feedback não só reclamando, mas tentando dar uma sugestão também, e do pq achamos q deveria ser da forma q pensamos. Então caso passe o xamã da forma q está no teste server, é só continuarmos fazendo nosso trabalho de jogadores da comunidade dando feedback e esperarmos que arrumem os pontos q faltam para a classe. Até pq, se não falarmos do que achamos, eles não tem como ouvir apenas 1 ou 3 jogadores, ja q os demais não deram seus feedback.

OBS: Vi seus tópicos também, aahhaha, foi a motivação de eu fazer o meu, para ajudar na "causa" kkkkkkkk, com mais pessoas falando sobre

ValdemarGDR
Mensagens: 21
Registrado em: Ter Mar 31, 2020 7:36 pm

Re: Dinâmico ou cansativo e limitado?

Mensagempor ValdemarGDR » Seg Jun 08, 2020 3:30 pm

Muito bom o tópico.

Acredito que você citou todos os pontos que precisam Mudar/melhorar no Xama.

Espero que a Luz Sagrada, cura divina, totems e Sumons não permaneçam da forma que está no teste Server, e que seja adicionada uma nova Skill de cura somente para aliado ou targets.
Obrigado. Então cara... eu penso o seguinte, mesmo q passe da forma q está no teste server, sempre há a possibilidade de mudarem, verem q ainda não está o ideal da classe, por isso penso q é muito importante darmos o feedback não só reclamando, mas tentando dar uma sugestão também, e do pq achamos q deveria ser da forma q pensamos. Então caso passe o xamã da forma q está no teste server, é só continuarmos fazendo nosso trabalho de jogadores da comunidade dando feedback e esperarmos que arrumem os pontos q faltam para a classe. Até pq, se não falarmos do que achamos, eles não tem como ouvir apenas 1 ou 3 jogadores, ja q os demais não deram seus feedback.

OBS: Vi seus tópicos também, aahhaha, foi a motivação de eu fazer o meu, para ajudar na "causa" kkkkkkkk, com mais pessoas falando sobre
Show...kkkk

A ideia é essa mesmo, não quero ser dono da verdade e realmente não sou, mas coloquei minha impressões e sugestões.

Concordo plenamente com você, se acaso a atualização for da forma que está, vamos continuar dando nosso feedback e assim fortalecer mais a comunidade, e a comunidade precisa ajudar mais e não ficar só reclamando no discord, poucos gastaram seu tempo para vim aqui dar o seu feedback.
Gosto muito do bloodstone, e por esse jogo ser brasileiro dou o maior apoio para que ele cresça cada vez mais.

Bom é isso ai, espero que melhorem todas as vocações não só o Xama, para que o jogo fique divertido e com diversas possibilidade de jogabilidade em grupo e em solo.


Voltar para “Xamã”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 23 visitantes