Feedback Xamã Completo

Jenoff
Mensagens: 17
Registrado em: Seg Jan 13, 2020 5:29 pm

Feedback Xamã Completo

Mensagempor Jenoff » Qua Jun 10, 2020 2:43 am

Olá, sou o Jennoff, xamã nível 233 (atualmente) do Ruby3 e comecei a jogar desde o primeiro dia da abertura do servidor.
Este tópico é voltado apenas ao balanceamento de xamã com as mudanças do test-server, pois é a que eu tenho domínio.

Imagem

Imagem

Para mim, xamã está entre uma classe off-suporte e off-tank, pois não possui suporte suficiente para os aliados, mas em compensação tem uma defesa exageradamente alta, possibilitando ser linha de frente junto com cavaleiro em níveis elevados (mas sem ser necessário, já que suas habilidades são todas a distância). Além de ser a classe mais completa em efeitos negativos.

ImagemPontos positivos:

1. Possui uma grande variedade de efeito negativos (stun, slow, confusão com o summon), além de possuir a parede de gelo extra e também possui uma habilidade de cegueira, mas que eu não considero sua existência.

2. Possui a segunda maior defesa do jogo, combinado com uma vida relativamente alta e a maior mana do jogo, fazendo com que xamã possa ser linha de frente, mas não sendo necessário, já que todas suas habilidades são a distância.

3. É a única classe que pode curar os aliados e possui buffs (totens) de grande utilidade.

4. Possui um grande dano em área.

5. É a melhor classe para fujir de inimigos.

ImagemPontos negativos:

1. É a segundo menor dano bruto do jogo.

2. É uma das piores classes de jogar sozinho no inicio (até nível 120).

3. Gasto extremo de mana em qualquer nível.

Imagem

Vamos agora falar sobre os elementos de xamã separadamente.

Água
Imagem

Disparado é o melhor elemento para xamãs novatos, habilidades dão danos razoáveis e carregam relativamente rápido.

Terra
Imagem

As magias de terra são mais voltadas ao pvp do jogo, já que demoram mais para carregar, mas que podem ser utilizadas no pve de forma efetiva, em situações específicas.

Luz
Imagem

O correto era ser o melhor elemento para dar suporte aos aliados, mas considerando atualmente é o pior elemento em dano (apesar das habilidades carregarem rápido), não possui nenhum efeito negativo interessante e seu único bônus é sua cura aumentada.

Imagem

O grande problema de xamã é quando falamos dos elementos em conjunto, pois não há um balanceamento correto, já que nós podemos pegar habilidades de todos os elementos e combiná-las no meio da ação.

Resumidamente, os três elementos possuem as habilidades parecidas, mas que dão dano de elementos diferentes.

Imagem

1.
Imagem
(Míssil de gelo, Míssil de veneno e Míssil de luz)

Essas são as três habilidades iniciais e que, pelos meus testes, dão exatamente o mesmo dano. A única diferença é o Míssil de veneno, que aplica o efeito de veneno que bate 10 do inimigo, dando uma leve vantagem para escolher essa habilidade no inicio do jogo.

Sugestão:
Míssil de veneno
Retirar o efeito de envenenamento da habilidade. É a única habilidade inicial que possui uma diferença, mas que só é efetivo até nv 10, após isso, o dano do envenenamento se torna irrelevante. E também não é necessário aumentar o dano do envenenamento, pois isso não faz falta para xamã.

Imagem

2.
Imagem
(Marca subzero, Pedra Esmagadora e Brilho intenso)

A habilidade Brilho Intenso é totalmente desnecessário no jogo, não faz sentido utilizar uma habilidade que possui 30% de funcionar, já que Marca Subzero e Pedra Esmagadora possuem dano superior (apesar de não causarem efeito negativo).

Sugestão:
Brilho Intenso
Alterar para 100% a chance de causar cegueira por 3 segundos, mas diminuir seu dano. Assim poderia ser útil utilizar para atrapalhar algumas classes e em algumas situações no pve.

Imagem

3.
Imagem
(Onda de cristais, Caminho de espinhos e Raio de Luz)

Onda de Cristais é apenas uma habilidade de dano, o que está correto.
Caminho de Espinhos é uma habilidade que eu particularmente nunca entendi sua funcionalidade, acerta apenas um inimigo em linha reta, mas é muito fácil de errar. Eu não me lembrei de testa-lá no test-server, mas segundo o patch notes, ela causa stun de 4~2 segundos (dependendo do alvo), mas corrijam-me se estiver errado.
Raio de Luz é uma habilidade ultrapassada, causa dano 1x5 apenas na frente do personagem (mas sendo possível o inimigo desviar do dano caso ande em direção ao xamã no momento exato) e causa um efeito de burn que não ajuda em nada.

Sugestão:
Caminho de Espinhos
Alterar para causar paralisia por 2 segundos em jogadores e 4 segundos em monstros. Xamã já possui muitas habilidades de efeito negativo, não acho necessária mais uma com stun (se não for este o efeito da habilidade atualmente, me corrijam, por favor).

Raio de Luz
Gostaria que essa habilidade fosse para auxiliar meus aliados ou prejudicar os inimigos, mas não consegui pensar em algo que ficasse totalmente balanceado, então algumas opções são:
a. Alterar a habilidade para dar dano 3x3 apenas na frente do xamã, remover seu efeito de dano contínuo e diminuir a defesa mágica em 10% do inimigo por 3 segundos.
b. Alterar o efeito da habilidade para 3x3 apenas na frente do xamã, remover seu efeito de dano contínuo e aumentar o dano recebido dos inimigos em 10% por 3 segundos.
c. Alterar o efeito da habilidade para 3x3 apenas na frente do xamã, remover seu efeito de dano contínuo e causando dano aos inimigos e curando pouco os aliados na área.
d. Continuar com a habilidade acertando uma área de 1x5, remover seu efeito de dano contínuo e reduzir o dano do inimigo em 10% por 5 segundos.

Imagem

4.
Imagem
(Estalagmite de gelo, Pilar de pedra e Plasma de Luz)

Com as modificações, ficou claro que Plasma de Luz é para ser uma habilidade dps em área, enquanto Estalagmite de Gelo é uma skill entre dps e efeito negativo (slow) e Pilar de Pedra uma skill de efeito negativo (stun), mas que carrega no dobro do tempo das outras duas.

Sugestão:
Pilar de Pedra
Reduzir levemente o dano desta habilidade, para que seu foco não seja em dano, mas sim em efeito negativo.

Imagem

5.
Imagem
(Torre de gelo, Parede de veneno e Barreira de Luz)

Torre de gelo e Parede de veneno são habilidades totalmente desnecessária, pois possuem dano baixo. O grande problema de melhorar essas habilidades é que xamã não precisa delas, então se melhora-las, daria mais jogabilidade ainda para uma classe que já está bem recheada de opções.
E em relação a Barreira de luz, em minha opinião é uma habilidade overpower, que da aos xamãs uma jogabilidade superior em relação as outras para fugir.

Sugestão
Torre de gelo, Parede de veneno e Barreira de Luz
Remover as três habilidades do jogo, pois não há a necessidade de xamã possui-las.

Imagem

6.
Imagem
(Nevasca, Terremoto e Luz Sagrada)

O grande problema de Nevasca e Terremoto é que possuem um efeito parecido, afetam uma área 7x7 que causam dano e slow. A única diferença é que Terremoto só terá efeito se o inimigo já estiver na área no momento em que usar a habilidade, enquanto Nevasca pode ser utilizado antes do inimigo chegar na área e ainda assim terá efeito (apesar de reduzido e aleatório).
Já a habilidade Luz Sagrada, em minha opinião, não faz sentido algum. Um elemento que teoricamente era para ser o suporte, mas é uma das habilidades mais forte de xamã e sua cura é totalmente aleatória.

Sugestão:
Nevasca
Retirar a aleatoriedade da habilidade, pois é extremamente frustrante as vezes quase não causar dano no inimigo devido a sorte.

Terremoto
Alterar a animação da habilidade para aparecer apenas nos inimigos afetados e não em toda a área 7x7, para ficar mais condizente com o modo que funciona.

Luz Sagrada
Reduzir o cooldown para 10 a 15 segundos, retirar totalmente o dano que a habilidade causa e fazer com que cure todos os aliados em uma área 7x7 ao redor do xamã (a cura seria em 50% da habilidade Cura Divina).
Com essa alteração o jogador poderia escolher em dar maior dano utilizando outra habilidade ou auxiliar os aliados próximos com uma cura extra.

Imagem

Agora vamos falar das habilidades restantes, mas que também precisam de alteração.

Imagem

7.
Imagem
(Purificação, Cura de Paralisia e Cura de Veneno)

Como já podemos remover o próprio efeito negativo utilizando a habilidade Purificação em si mesmo, eu não acho que deveria existir mais habilidades que removam efeitos negativos para xamã.

Sugestão:
Cura de Paralisia e Cura de Veneno
Remover as duas habilidades do jogo, para que o xamã escolha em remover o efeito negativo de um aliado ou de si mesmo e não os dois ao mesmo tempo.

Purificação
Colocar a possibilidade no client de "Usar em si mesmo" a habilidade.

8.
Imagem
(Primeiros socorros e Cura Divina)

Xamã já possui uma cura melhorada para si mesmo e com as sugestões do tópico, ganharia outra. Sendo assim, não acho justo e nem necessário a habilidade de Primeiros Socorros para xamã.
Além disso, a habilidade de Cura Divina nível 1 é extremamente ruim para jogadores nível 30 ao 40. Eu me recordo que logo que peguei nível 2 da habilidade, minha cura passou de 150 para 400 em média. O ideal era ter uma melhora um pouco antes disso para que um xamã de nível baixo não tenha tantos problemas para ajudar os aliados.

Sugestão:
Primeiros socorros
Remover a habilidade de xamã para diminuir um pouco do sustain de xamã, coisa que atualmente está exageradamente alto.

Cura Divina
Alterar o requisito da habilidade para comprar no nível 2 do personagem, utilizando 1 Ponto de Habilidade.
Ajustar o nível 2 da habilidade, com requisito de nível do personagem 25, utilizando 2 Pontos de Habilidades, mas sendo apenas 50% melhor do que o nível 1 da habilidade.
E por último, criar o nível 3 da habilidade, com requisito de nível do personagem 50, utilizando 5 Pontos de Habilidades, mas sendo exatamente igual ao atual nível 2 atual da habilidade.
A ideia é justamente melhorar um pouco para jogadores de nível 25~42, que atualmente não possuem uma cura condizente ao nível.

Imagem

9.
Imagem
(Barreira Subzero)

Atualmente está sendo possível criar uma barreira em cima da outra, mesmo sem ter acabado anterior, algo que é totalmente anti-jogo.

Sugestão
Remover a possibilidade de criar um stack infinito de barreira, para que os jogadores inimigos possam revidar de alguma forma.

Imagem

10.
Imagem
(Escudo de mana)

Com a existência do Anel Barreira de Mana, essa habilidade se torna totalmente desnecessária.

Sugestão
Novamente, eu não tenho uma sugestão totalmente balanceada para tornar essa habilidade necessária para xamã, mas pensei em algumas opções.
a. Remover a possibilidade de xamã utilizar o Anel Barreira de Mana, obrigando os jogadores a comprar a habilidade para se protegerem.
b. Remover a habilidade para que os jogadores sejam dependentes do Anel Barreira de Mana.
c. Modificar a habilidade para que 70% do dano recebido seja protegido pela mana (até zera-la), enquanto os outros 30% continuem sendo recebidos na vida, criando uma habilidade diferente da que o Anel Barreira de Mana proporciona.

Imagem

11.
Imagem
(Totens)

Desde que comecei a jogar, sempre achei a jogabilidade dos totens ruim, isso de posicionar o totem em um local nunca funcionou para mim.
Em pve, parece que os totens são debuff, sempre que coloco, os jogadores saem da área. Em pvp, só funciona se todos os jogadores envolvidos estiverem parados em uma região pequena.
Além da mecânica de se prender nos cantos para não levar dano dos monstros (que ainda funcionava no test server).
E com as mudanças do test server, ter que ficar utilizando 3 totens a cada 10 segundos, para a maioria dos jogadores não é agradavel.

Sugestão:
A sugestão que tenho é reformular totalmente a mecânica dos totens. Ao invés de funcionarem como objetos estáticos buffando uma região, eu sugiro que os buffs sejam sempre ao redor do xamã. Assim seria possível eu ir atrás dos aliados que "fogem" da área e combinaria com a mecânica de xamã ser a segunda classe com maior defesa, não fazendo sentido ele ficar escondido atras de todos os outros jogadores.
Claro que isso demandaria muitos testes e imagino que alguns buffs deveriam ser nerfados, no caso da sugestão entrar em vigor, mas eu acredito que isso daria uma mecânica interessante aos xamãs, ao invés de ser um personagem que fica no meio de tudo apertando todas as habilidades pra ver se sobrevive.

Imagem

12.
Imagem
(Summon)

O grande problema da mecânica do summon atual é que ele sempre irá atrapalhar mais do que ajudar. Invocar um monstro para auxiliar, seja em dano, em enfeito negativo ou em cura nunca dará certo pelo simples motivo de depender totalmente da sorte (famoso rng) de utilizar as habilidades.
Além do fato de que em hunt, o summon também tem a chance de lurar os monstros, o que atrapalha muito.

Sugestão:
Seria extremamente complexo e eu precisaria de ajuda para elaborar exatamente como funcionaria, mas a única solução que pensei foi em desenvolver uma mecânica complexa envolvendo "combos", sendo que o summon iria aparecer (não sendo possível ataca-lo), utilizar uma habilidade e desaparecer logo em seguida.
Alguns exemplos (que precisariam ser bem testados) que pensei foram os seguintes:
a. Ao utilizar três magias de água seguidas, um summon que causaria um efeito de paralisia no alvo por 2 segundos.
b. Ao utilizar três magias de terra seguidas, um summon que causaria dano em uma área 5x5.
c. Ao utilizar três magias de luz seguidas, um summon que reduziria o dano em 10% de inimigos em uma área 5x5.
Entre outras possibilidades, como duas magias de luz e uma de água, duas de terra e uma de luz, etc. Isso demandaria MUITO tempo para balanceamento, mas já vi jogos com mecânicas parecidas que funcionavam e sempre eram as classes mais divertidas de jogar.

Imagem

Sugestões gerais sobre xamã

1. Gasto de mana excessivo
Imagem
O gasto de mana de xamã está extremamente alto. Apesar da redução do gasto no balanceamento, também foi reduzido o tempo de recarga, dando praticamente o mesmo resultado.
Para xamãs iniciantes, é impossível juntar dinheiro sem ajuda de amigos, impossibilitando a evolução dos mesmos. E para xamãs de nível elevado, nos grupos, sempre somos o que mais gasta com recursos.

Sugestão: Reduzir em no mínimo 30% o gasto de todas as habilidades de xamã.

2. Maior mana do jogo
Imagem
Acho um pouco exagero xamã ter mais mana que mago, já que sua defesa é extremamente alta.

Sugestão: Reduzir cerca de 10% o ganho de mana por nível do xamã.

3. Defesa extremamente alta
Imagem
Sei que os equipamentos não foram alterados, mas isso faz parte do balanceamento. Como dito no inicio do tópico, atualmente xamã está entre um off-suporte e off-tank, o que não há problema, desde que não seja desbalanceado.
A defesa da imagem acima é de um xamã com o seguintes equipamentos:
Imagem

Sugestão: Reduzir cerca de 3% a 5% a defesa do xamã.

4. Magias em excesso
Imagem
Xamã tem tantas magias que eu simplesmente não tenho mais atalhos disponíveis na barra de hotkey, preciso ficar escolhendo o que vou usar antes da ação.

Sugestão: Prestar mais atenção a quantidade de habilidades ao inserir novas em updates futuros, para que os jogadores não sofram ao ter que ficar apertando botões do teclado inteiro para utiliza-las.

Imagem

E por último, um questionamento sobre a habilidade Aumento de Velocidade para todas as classes.
Imagem
Todas as classes possuem exatamente a mesma habilidade e considerando que carrega em 30 segundos e sua duração é de 100 segundos, sendo impossível um inimigo tira-la, por qual razão isso não é uma passiva?
Da maneira que está, é literalmente pedir para os jogadores criarem macro para ficar renovando.

Imagem

Enfim, isso é tudo que tenho para dizer sobre xamã atual. Existem alguns detalhes sobre desbalanceamento de equipamentos, melhoria de armadura, necessitar fazer a melhoria de 3 armas (enquanto algumas classes não precisam disso), ser possível ficar trocando de arma durante a batalha (em que na minha visão é muito estranho), MUITOS pontos de habilidades necessários para completar a build e muitos outros detalhes menores que penso desde que comecei a jogar, mas prefiro deixar para outros tópicos em outros momentos.

Espero que ao menos leiam minha opinião e adequam-na para o jogo atual, pois no inicio eu comecei o jogo achando que iria ser o suporte, mas depois descobri que estava jogando com uma mistura de tank que invoca uns negócios estranhos e que por acaso tem uma curinha para os aliados.

yngwigvs
Mensagens: 13
Registrado em: Qua Jan 08, 2020 2:26 am

Re: Feedback Xamã Completo

Mensagempor yngwigvs » Qui Jun 11, 2020 6:43 pm

Muito boa sugestão, bem elaborada e imparcial. Sem querer favorecer a classe, mas sim deixar mais justo.


Voltar para “Xamã”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 23 visitantes