A ideia é, basicamente, que após a conclusão do bestiário de um monstro este mesmo monstro liberasse o acesso a uma runa específica.
Essa runa custaria X pontos de bestiário e você faria a aquisição da mesma através de um NPC específico para essa mecânica.
A runa poderia ser equipada em um colar com um espaço para runas. Esse colar seria adquirido através de uma quest e seria único (item de quest).
O jogador escolheria a runa na qual quer utilizar e a encaixaria no colar. Quando o jogador quisesse trocar a runa do colar ele pagaria um preço de pontos de eventos das missões diárias para obter um item que remove a runa desse colar ou através de cristais, afinal é preciso girar o capital do joguinho.
Penso que cada preço de runa deveria ser maior do que o ponto que o bestiário do monstro te da, afinal para pegar uma runa você teria que fazer mais de um bestiário assim dando mais objetivos secundários para os jogadores
A baixo vou deixar alguns exemplos de runas (APENAS EXEMPLOS)
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Alguns pontos a considerar
Cada monstro do jogo teria uma runa específica e o efeito da runa seria nivelado a partir da força do monstro e do level que o jogador conseguiria terminar o bestiário. Fazendo assim com que todas as faixas de level possam usar as runas mas sem um ganho de poder desproporcional para o nível.
O efeito da runa seria baseado em uma característica marcante do monstro que foi derrotado para a liberação da mesma.
(assim como apresentei nas imagens de exemplo)
Para que com o passar do tempo o jogador pudesse utilizar mais de uma runa poderiam haver quests que dessem outros itens com encaixe de runa. (anéis, armaduras, etc) Ou até mesmo uma quest na qual o seu colar ganhasse mais um slot para encaixe de runa.